Logo da Núcleo T

Tatics Comunicação e Marketing

O DESAFIO

A Tatics foi fundada em 2011 como uma agência de marketing esportivo e se reposicionou em 2013 para uma agência especializada em marketing digital. Em 2015, a agência chegou no limite do seu crescimento, uma vez que as principais atividades do negócio eram centralizadas no seu fundador, Chateaubriand Arrais (Chatô). Para a Tatics continuar crescendo, Chatô precisaria de um dia com 54h.

O TRABALHO

Mergulhamos na história de vida do Chatô e nos conectamos com as suas paixões e o seu propósito. Como seria impossível colocar mais horas no seu dia, pensamos em um salto para retomar o crescimento da Tatics. O primeiro passo foi montar um novo time. Fizemos, então, um processo seletivo baseado em storytelling para atrair pessoas que se identificassem com a história do Chatô. Time selecionado, o segundo passo foi engajar a equipe e criar rituais para disseminar a cultura da Tatics. Para isso, usamos uma das paixões do Chatô, presente na própria essência da empresa: o futebol. Realizamos um evento temático no qual co-criamos a estrutura organizacional da empresa, usando a metáfora do campo de futebol, e o ritual de gestão de projetos, usando como referência as fases de um campeonato. O terceiro passo foi a consolidação da nova estrutura e da evolução dos rituais, por meio de reuniões de mentoria com todo o novo time

O RESULTADO

A Tatics cresceu a sua base de clientes em 40% e triplicou o seu faturamento. A estrutura organizacional no campo de futebol gerou clareza sobre as responsabilidades de cada um da equipe, bem como a interdependência de todos. O atendimento continua como o grande diferencial da empresa, principalmente agora que os processos estão mais fluidos e de fácil percepção para todo o time.